Juliet Rodrigues

Juliet Rodrigues (12)

Reticências, interrogações e gestos afobados

Um comentário sobre Memórias Póstumas de Brás Cubas

O escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) defendia uma literatura universal¹, em oposição aos ideais do romantismo nacionalista, movimento do qual fez parte e abandonou na velhice. O conceito abrange as literaturas de diversas culturas, num reconhecimento de suas especificidades locais, mas com aquilo…

Continue reading...

Ao Farol

Fluxo de consciência, monólogo interior, onisciência seletiva múltipla. Esses são termos que a crítica literária usa para caracterizar o narrador de Virginia Woolf, especialmente em seu romance de 1927, To The Lighthouse. No Brasil, pode-se encontrar os títulos “Ao farol”, “Rumo ao farol” e “Passeio…

Continue reading...

O Fantástico em Murilo Rubião

Murilo Rubião (1916 - 1991), nasceu em Carmo de Minas (MG), se formou em direito na Universidade de Minas Gerais, onde fundou a revista literária Tentativa. Tomou contato com a literatura através da biblioteca da família (seu avô Francisco Alves de Barros Rubião era escritor…

Continue reading...

Ambas as mãos sobre o corpo (Maria Teresa Horta)

Se formos elencar os temas de Ambas as mãos sobre o corpo, de Maria Teresa Horta, podemos dizer que se trata, sobretudo, do feminino. Dentro disso, a busca de liberdade, a comunicação pelo silêncio e as várias implicações angustiantes situadas na zona nebulosa que fica…

Continue reading...

Coração, Cabeça e Estômago (Camilo Castelo Branco)

Coração, Cabeça e Estômago (1862) foi escrito por Camilo Castelo Branco e segue a tradição narrativa do “manuscrito encontrado”, onde há uma moldura narrada pela pessoa que encontra a história que será contada ao leitor. Este narrador testemunha emite a história, interferindo nada ou muito…

Continue reading...