Solitário (Christophe Chabouté)

Resenhas Fev 17, 2020

Solitário é uma HQ escrita e desenhada pelo françês Christophe Chabouté e publicada aqui no Brasil em 2019 pela editora Pipoca e Nanquim. Parece uma escolha curiosa para meu primeiro post aqui, “preTEXTO”, e começo logo com uma obra de tão poucas falas. Solitário é sobretudo mais um convite de um quadrinista talentosíssimo a obras cuja narrativa encontra diversas formas de se desenvolver que não só por palavras, mas também através de imagens e sutileza.

Nosso protagonista é um personagem nascido e crescido em um isolado farol. Semanalmente um barqueiro o deixa suprimentos e, após a contratação de um jovem e curioso funcionário, a história de fato começa. É difícil dizer mais sobre a narrativa, não quero a culpa de estragar tua experiência.

A obra nos apresenta poucos personagens e uma trama relativamente simples, todavia, é na sua sensibilidade que ela nos pega. Uma boa premissa, com desenvolvimento belo e instigante, e um protagonista embebido de uma inocência que nos deixa bobos, facilmente justifica o porquê Solitário está lá em cima na lista de melhores publicações do ano passado (2019). É difícil me fazer chorar, parabéns, Chabouté.

É impossível também deixar de prestigiar o trabalho da editora Pipoca e Nanquim que deu a esta edição capricho e carinho a altura. Parabéns a todos. E você, caro leitor, não se esqueça de utilizar nosso link para compra na Amazon caso tenha interesse, com isso ajuda nosso conteúdo a chegar a mais pessoas.

Solitário - Chabouté - Edição capa dura

https://amzn.to/320HP2X